Brody Wilson |
O norte-americano Brody Wilson chama a atenção pela qualidade e variedade de suas manobras. Em 2008 direcionou a sua carreira para as competições européias, conquistando resultados positivos no IFMXF Night of the Jumps, o Campeonato Mundial de Freestyle Motocross. Conheça um pouco mais sobre sua trajetória, e saiba o porquê da opção por focar-se nos eventos realizados no Velho Mundo.
FMX News - Você poderia se apresentar? Diga-me, quem é Brody Wilson?
Wilson - Um freestyler de 23 anos, de Templeton, no Estado Massachusetts, que está tentando chegar ao topo do freestyle motocross.
Wilson - Um freestyler de 23 anos, de Templeton, no Estado Massachusetts, que está tentando chegar ao topo do freestyle motocross.
FMX News - Como você começou a pilotar?
Wilson - Quando tinha 14 anos meu pai me deu uma moto de presente de Natal. Pouco tempo depois, comecei a correr.
Wilson - Quando tinha 14 anos meu pai me deu uma moto de presente de Natal. Pouco tempo depois, comecei a correr.
FMX News - E o FMX, como surgiu?
Wilson - Sempre tentei fazer manobras, desde que comecei a pilotar. Sempre tentava alguma coisa na linha de chegada das corridas. Há alguns anos construí uma rampa de metal com meu pai, e foi a partir daí que minhas manobras realmente melhoraram.
Wilson - Sempre tentei fazer manobras, desde que comecei a pilotar. Sempre tentava alguma coisa na linha de chegada das corridas. Há alguns anos construí uma rampa de metal com meu pai, e foi a partir daí que minhas manobras realmente melhoraram.
FMX News - Você vem competindo tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Como você compara as duas cenas?
Wilson - Prefiro os eventos da Europa. Os fãs são mais empolgados e os promotores tratam melhor os pilotos. O formato e o pagamento são melhores, e me divirto muito mais por lá. Os pilotos europeus são mais divertidos, têm menos aquela pose de “atitude fmx” dos americanos. Entretanto, nos Estados Unidos, as pistas são melhores e existem mais locais para pilotar. Portanto, para treinar, é o lugar para se estar.
Wilson - Prefiro os eventos da Europa. Os fãs são mais empolgados e os promotores tratam melhor os pilotos. O formato e o pagamento são melhores, e me divirto muito mais por lá. Os pilotos europeus são mais divertidos, têm menos aquela pose de “atitude fmx” dos americanos. Entretanto, nos Estados Unidos, as pistas são melhores e existem mais locais para pilotar. Portanto, para treinar, é o lugar para se estar.
FMX News - Mudando de assunto, vamos esquecer os campeonatos. Para o seu próprio “deleite”, o que você prefere flips ou manobras regulares?
Wilson - Ainda prefiro as manobras regulares.
Wilson - Ainda prefiro as manobras regulares.
FMX News - Por qual razão?
Wilson - Porque a sensação de estender e segurar uma manobra regular, como um kod ou holygrab, é incrível!
Wilson - Porque a sensação de estender e segurar uma manobra regular, como um kod ou holygrab, é incrível!
FMX News - A propósito, qual a sua manobra favorita?
Wilson - No momento acho que me divirto mais fazendo holygrabs e sidewinders.
Wilson - No momento acho que me divirto mais fazendo holygrabs e sidewinders.
FMX News - O seu double ox é uma manobra realmente interessante. Mas é questão é: você acredita que os juizes reconhecem esse tipo de variação ou boa parte deles ainda está na “era do backflip”?
Wilson - Acho que na Europa as manobras regulares e a variedade de movimentos são muito mais reconhecidas do que nos Estados Unidos. Mas acredito que a “era do backflip” está diminuindo, conforme cresce o número de pilotos fazendo a manobra.
Wilson - Acho que na Europa as manobras regulares e a variedade de movimentos são muito mais reconhecidas do que nos Estados Unidos. Mas acredito que a “era do backflip” está diminuindo, conforme cresce o número de pilotos fazendo a manobra.
FMX News - Já que estamos falando sobre manobras, você está trabalhando em algo novo?
Wilson - Apenas em algumas combinações de backflip...
Wilson - Apenas em algumas combinações de backflip...
FMX News - Ultimamente as pistas estão muito técnicas, com seções de ritmo, quarterpipes, entre outras coisas. Vamos fingir por um instante que você é o construtor, como seria o traçado perfeito?
Wilson - Provavelmente seria uma pista técnica. Algumas rampas normais, com uma seção de ritmo e um dirt to dirt na faixa dos 90 pés (30 metros), quarterpipe, funbox, wallride. Teria tudo isso (risos).
Wilson - Provavelmente seria uma pista técnica. Algumas rampas normais, com uma seção de ritmo e um dirt to dirt na faixa dos 90 pés (30 metros), quarterpipe, funbox, wallride. Teria tudo isso (risos).
FMX News - Bem, você acabou de criar a sua versão do que seria a pista perfeita. Agora, vamos um pouco mais além. Se você pudesse mudar qualquer coisa no FMX, o que seria? Regras, julgamento, formato...
Wilson - Não tenho certeza, mas acho que se os X Games ainda tivessem classificatórias em vez de convidar apenas os grandes nomes seria melhor. Quem sabe ajustar um pouco o julgamento para valorizar menos os backflips.
Wilson - Não tenho certeza, mas acho que se os X Games ainda tivessem classificatórias em vez de convidar apenas os grandes nomes seria melhor. Quem sabe ajustar um pouco o julgamento para valorizar menos os backflips.
FMX News - E o Speed&Style, você gosta desta prova?
Wilson - Bem, nunca participei, e na verdade, nunca realmente assisti. Se for interessante para o público, acho que seria legal competir.
Wilson - Bem, nunca participei, e na verdade, nunca realmente assisti. Se for interessante para o público, acho que seria legal competir.
FMX News - Quais são seus planos para o futuro?
Wilson - Disputar o campeonato da IFMXF na Europa, e estar no pódio em todas as etapas.
Wilson - Disputar o campeonato da IFMXF na Europa, e estar no pódio em todas as etapas.
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